Preservar e difundir a cultura do repente de viola é o objetivo principal do Festival de Violeiros de Feira de Santana, edição 2023, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em parceria com a Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB). A programação, na próxima quarta-feira (25), contará com um desafio de repente com cinco duplas de violeiros de diferentes locais do Nordeste.
De acordo com a organização do evento, o repente de viola é uma das mais tradicionais expressões da cultura popular nordestina e tem em Feira de Santana um de seus pólos difusores há décadas. A importância dessa manifestação foi reconhecida em 2021, com a inserção do repente no rol do Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Atenta a tal relevância e ciente da necessidade de incentivar a preservação e difusão do repente de viola, a Uefs, através do Cuca, realizará o Festival de Violeiros de Feira de Santana, retomando o protagonismo regional da cidade na promoção dessa manifestação”, ressaltou Aldo Morais, diretor do Cuca.
O festival acontecerá às 19 horas, no Teatro do Cuca. A entrada é franca.