O acompanhamento obrigatório de saúde faz parte dos requisitos para receber o programa Bolsa Família. Dessa forma, os beneficiários de Feira de Santana deverão comparecer à unidade de saúde do bairro para atualização dos dados.
Uma família que não compareceu pode ter o benefício bloqueado ou até cancelado. De janeiro a março, 34.390 beneficiários fizeram o acompanhamento. A quantidade representa 35% da meta. Das 31.500 crianças que precisam ser assistidas, apenas 6.080 constam nos registros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para fazer o acompanhamento, é necessário que as famílias contempladas sinalizem ao agente comunitário de saúde da sua microárea que receba o auxílio ou adquiram a unidade de saúde- que estão referenciadas- para fazer o registro das informações.
Durante o contato com a equipe de saúde, um SMS orienta que seja feita a verificação da caderneta de vacina, a medição do peso e altura das crianças menores de 7 anos e das mulheres de 14 a 44 anos. Se para gestantes, é importante seguir o calendário de consultas pré-natal.
Além disso, os beneficiários deverão apresentar o cartão do Programa Bolsa Família, documentos pessoais de todos os membros que moram em casa e a caderneta de vacinação.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira (Secom)