Na manhã desta quinta-feira (29), foi realizada no Paço Municipal uma coletiva de imprensa para divulgar os resultados do aplicativo “Feira Conectada” e anunciar novidades na plataforma. Estiveram presentes o prefeito Colbert Martins Filho, secretários de governo e autoridades municipais.
O aplicativo “Feira Conectada”, lançado oficialmente no dia 29 de julho em substituição ao “Fala Feira – 156”, já conta com mais de 2.800 usuários cadastrados. O app tem como objetivo desburocratizar e agilizar a prestação de serviços públicos em Feira de Santana, buscando proporcionar mais comodidade e rapidez na resolução de problemas e solicitações da população.
Balanço
O aplicativo já recebeu mais de 1.100 solicitações, das quais 635 foram concluídas com sucesso, o que representa mais de 57% das solicitações atendidas.
16 secretarias estão cadastradas, e 180 serviços públicos são oferecidos.
A Secretaria Municipal de Saúde é a que mais vem recebendo solicitações neste momento, com 757 no total.
Novidades
O aplicativo Feira Conectada já conta com serviços da Secretaria Municipal de Saúde integrados, como marcação de consultas e exames, e solicitação do cartão do SUS.
De acordo com a secretária de Comunicação, Renata Maia, o cidadão agenda no app a data e horário desejados. O setor responsável da regulação verifica a disponibilidade e retorna confirmando ou sugerindo outra data. Assim, espera-se reduzir o número de pessoas nos postos de saúde que se deslocam para agendar algum atendimento. O objetivo é dar agilidade e evitar que o cidadão perca tempo.
“Hoje, nós temos diversos serviços cadastrados no aplicativo ‘Feira Conectada’, dentre eles, a marcação de consulta e exames. O cidadão entra no aplicativo, sugere a data e o horário que ele quer para aquela consulta ou exame, a pessoa responsável pelo setor recebe essa solicitação, identifica se realmente tem esse horário que ele quer disponível, e vai retornar para o cidadão dizendo se está marcado o exame ou não. Se não tiver a data que ele quer, vai ser sugerido uma outra data. Se ele aceitar, achar que está bom para ele, vai ser marcado. Se não, o cidadão pode sugerir uma nova data, e a Secretaria vai ver se é possível marcar naquela data que ele está querendo. Com isso, nós esperamos reduzir muito o número de pessoas nos postos de saúde para agendamento de consultas e exames, e de outros serviços da Secretaria de Saúde. Quem não conseguir acessar o aplicativo, poderá ir diretamente no posto de saúde marcar seu exame ou consulta”, explica.
Durante a coletiva, uma das novidades anunciadas pelo prefeito Colbert Martins Filho, é o lançamento do programa “Justiça Conectada” dentro do aplicativo, com objetivo de ampliar o acesso dos cidadãos ao Judiciário.
“No ‘Justiça Conectada’ será oferecido acesso às informações de processos, acesso a participação a distância de depoimentos. É um processo enorme, é uma capacidade imensa. Tem pessoas que não vão precisar estar dentro do fórum para poder fazer um depoimento, mas para isso tem que ter alguém para orientar, tem que ter uma tela visível, um microfone no qual as pessoas possam se comunicar. Nós queremos integrar o aplicativo com os serviços da justiça”, pontua.
O secretário de Serviços Públicos (SESP), Denilton Brito, destaca que o aplicativo melhorou a comunicação entre a população e a Prefeitura, permitindo resposta rápida às solicitações. Os cidadãos podem enviar fotos com informações precisas, o que ajuda a direcionar as equipes e recursos certos para cada caso.
“Esse aplicativo está mudando para melhor o comportamento das pessoas, de nós cidadãos de Feira de Santana. Isso é muito positivo e nós ficamos felizes porque percebemos que agora a gente está podendo dar uma resposta rápida e efetiva para as demandas que chegam até nós”, destaca.
Na SESP, as principais solicitações recebidas estão relacionadas a iluminação pública, como troca de lâmpadas e expansão da rede elétrica, realizadas em até 24h; e por capinação e poda de árvores, feitas com planejamento devido à complexidade.
“Na SESP, nós temos recebido muitas demandas, representamos pouco mais de 20% da demanda total do município de Feira Santana, e as solicitações são diversas, mas o que predomina é iluminação, troca de lâmpadas, expansão de rede. Outra questão também é a parte de capinação, onde nós estamos fazendo um planejamento. Como se pode observar, nós temos pessoas na cidade inteira capinando, limpando e fazendo poda de árvores”, explica.
“Temos também muitas solicitações de recolhimento de animais mortos e bota-fora. Então as pessoas estão tendo a oportunidade de ter um aplicativo onde elas possam solicitar o recolhimento de um imóvel que não está sendo mais utilizado, agendando um dia e horário para o carro fazer a coleta”, complementa.
De acordo com o superintendente municipal de Operações e Manutenção, João Vianey, as maiores solicitações na SOMA são para os serviços de patrolamento, cascalhamento e tapa-buraco.
“Para o tapa-buraco nós já criamos um roteiro dos lugares mais críticos para atuar rápido. Esse aplicativo facilitou o nosso trabalho, veio para agregar no nosso serviço”, pontua Vianey.
O número de cadastrados no aplicativo “Feira Conectado” vem crescendo significativamente, já passando de 2.800 usuários. Segundo Renata Maia, a expectativa é chegar a 20 mil até o fim do ano.
“A nossa expectativa é que até o final do ano a gente tenha mais de 20 mil pessoas cadastradas, utilizando os serviços da Prefeitura de forma facilitada, evitando filas, e sem perder tempo. Hoje, por exemplo, a gente recebeu uma denúncia de descarte irregular de lixo, somado a outras que estamos recebendo. Então, tem sido muito importante para a gestão ter esse contato direto com o cidadão de Feira de Santana”, disse.
Sobre o aplicativo
O aplicativo “Feira Conectada” é intuitivo e organizado. Com um menu separado por categorias, setores e serviços, o cidadão encontra com facilidade o que precisa. O login é rápido e fácil. Em apenas 3 cliques, o cidadão informa o seu CPF e data de nascimento e consegue acessar a plataforma.
O aplicativo está integrado ao Portal do Cidadão, com isso, o usuário também poderá fazer as suas solicitações por lá. Em poucos minutos é possível solicitar qualquer serviço disponível. O cidadão pode acompanhar o andamento da sua solicitação tanto pelo app quanto pelo portal.
Para utilizar o aplicativo “Feira Conectada”, o interessado deve baixá-lo nas plataformas Android e iOS e realizar um cadastro com informações pessoais e endereço. Importante destacar que algumas solicitações podem ser feitas de forma anônima.
O aplicativo gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social de Feira de Santana (Secom) representa um grande passo rumo à modernização dos serviços públicos municipais.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social (Secom).