O Centro Histórico de Salvador será palco, no mês de junho, de 25 dias seguidos de ações culturais e de festas juninas. A programação especial, que é realizada pela Prefeitura, tomará conta de ruas, largos, praças e áreas turísticas, celebrando Santo Antônio, São João e São Pedro. A grade completa foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (22), em evento realizado no Teatro Gregório de Mattos.
Elaborado em diálogo com a comunidade local, o São João do Distrito Cultural do Centro Histórico terá início no próximo dia 1º de junho e seguirá até o dia 25 do mesmo mês. A programação junina no Centro Histórico ocorrerá em dois circuitos: o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito, e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares.
Ao todo, serão realizadas 330 ações em 142 pontos públicos e privados, com a participação de 120 estabelecimentos comerciais. Serão criados 825 postos de trabalho diretos, 612 artistas serão contratados e 40 guias de turismo credenciados serão mobilizados. A expectativa é receber 400 mil pessoas.
Em seu discurso, o prefeito destacou o investimento feito no Samba Junino, que terá uma apresentação especial no dia 25 de junho, no Dique do Tororó. “Na Bahia, há uma grande tradição das festas do interior, e aqui temos o Samba Junino passando por diversos bairros. Então, vamos reunir os maiores grupos num verdadeiro carnaval no Dique do Tororó, apresentando esse desfile com apresentação de diversas atrações. A ideia é transformar Salvador em um grande destino turístico também para o São João”, disse.
Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e outros gestores do município. Como destacou Bruno Reis, a programação busca valorizar o Centro, respeitando todo o patrimônio histórico e cultural existente, gerando trabalho, renda e oportunidades para comerciantes, moradores e grupos identitários, além de fomentar o empreendedorismo.
“Aliado ao conjunto de intervenções que chegam na esteira da criação do Distrito Cultural do Centro Histórico, tínhamos que promover essa ativação cultural e promover eventos. Para isso, ouvimos pessoas que conhecem a demanda e estão envolvidas nessas áreas da cidade. Temos, com isso, atividades preparadas para atrair gente daqui de Salvador e de fora. O anúncio é feito com antecedência para dar tempo das pessoas se programarem”, explicou Bruno Reis.
Valorização – O prefeito disse que a prioridade foi apoiar ações tradicionais do período na capital baiana. “Há várias ações valorizando cada segmento, mas quero enfatizar primeiro nosso compromisso com as quadrilhas e com o samba junino, que terá destaque especial nessa programação. Entendemos que deveríamos valorizar nossos produtos e nossa história. O samba junino é patrimônio e, através de editais, a FGM selecionou 14 grupos, além de outros que a Prefeitura irá apoiar. Vamos dar a volta no Dique, convidando as quadrilhas e fanfarras”, assegurou Bruno Reis.
Para Pedro Tourinho, a capital baiana é um grande polo cultural que precisa ser explorado de forma a garantir o melhor para os soteropolitanos e visitantes, garantindo lazer e fortalecendo nossas matrizes econômicas. “Salvador contém uma cultura junina muito consistente, e pensamos em uma programação que é a cara da cidade, com Santo Antônio, São João e São Pedro. Teremos por exemplo a Trezena no Santo Antônio Além do Carmo, em homenagem ao santo que dá nome ao bairro”, afirma.
Entre as principais atrações estão a participação de baianas pelas ruas, assim como grupos percussivos tocando xote, baião e xaxado, além de apresentações de capoeiristas. O ator Vitório Emanuel fará homenagem a Luiz Gonzaga, realizando aparições surpresas pela região, cantando acompanhado de um sanfoneiro. Os famosos carrinhos de cafezinho de Salvador também marcarão presença.
O titular da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, lembra que o São João é um período bastante aguardado por baianos e turistas. “A ideia é ocupar totalmente o Centro Histórico da cidade, como parte desse esforço da Prefeitura para ampliar as ações aqui nesta região, com serviços públicos, cultura e zeladoria. Portanto, teremos uma programação que vai do Terreiro de Jesus até o Santo Antônio Além do Carmo, com muita gastronomia, quermesse, concursos de quadrilhas, música regional, tudo em uma programação bastante variada para agradar a todas as famílias, no sentido de fortalecer essa tradição”, disse.
Circuito “Prá lá de Bão”
Praça Municipal: Tenda Bem-Vindo ao São João do Centro Histórico. De 10 a 25 de junho, das 10h às 17h, os visitantes serão recepcionados pelos guias turísticos credenciados pelo SINGTur, que oferecem passeios e walking tours com preços tabelados.
Praça da Cruz Caída: Arena Arromba Chão. De 16 a 25 de junho, às 20h, apresentação de quadrilhas juninas de Salvador. Esta ação recebe o apoio da FGM.
Praça da Sé: Estação São Pedro. De 16 a 25 de junho acontecerá a tradicional feira de artesanato, das 10h às 19h, e apresentações de trios pé de serra, das 17h às 20h.
Terreiro de Jesus: Barracas de Brincadeiras Juninas. De 17 a 25 de junho, das 15 às 19h, haverá espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a barraca do beijo.
Cruzeiro de São Francisco: Estação São João. Dias 10,11,12,13,17 e 18 de junho, às 18h, serão feitas apresentações de trios de forró pé de serra da cidade.
Largo do Pelourinho: Merendas de Dona Flor. De 10 a 18 de junho, das 14h às 20h, a população poderá curtir o projeto em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, com apresentação de trios pé de serra, gastronomia típica, literatura e poesia.
Largo do Santo Antônio Além do Carmo: Coreto Musical Santo Antônio. De 14 a 25 de junho, às 18h, serão realizadas apresentações de trios pé de serra da cidade.
Feira da Sé: De 14 a 25 de junho, a partir das 14h, a atividade idealizada pelo Instituto ACM reúne moda, gastronomia e artesanato.
O bairro da Saúde recebe a Estação Gonzagão, de 23 a 25 de junho, às 18h, com apresentações de trios pé de serra da cidade. A localidade também será palco da Carroçada, ação itinerante alegórica que promove o tradicional casamento do jegue com a jumenta, nos dias 24 e 25 de junho.
Na Baixa dos Sapateiros, o Mercado de São Miguel contará com apresentações de trios pé de serra da cidade nos dias 17 e 18 de junho, às 18h.
Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo acontecerá a Trilha das Artes, nos 25 dias de festa do Centro Histórico. Sempre das 10h às 22h, 10 artistas da região que têm ateliês e galerias no local irão produzir uma obra inédita com o tema “Santas Artes”, homenageando um dos santos juninos. As três obras mais votadas pelo público, que votará através das redes sociais, serão premiadas.
Circuito “Pra Ficá Mió”
Trata-se de uma ação realizada por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares e menus criados especialmente para a festa.
Rota Gastronômica Sabores do Interior: Bares e restaurantes do Pelourinho, Saúde, Santo Antônio Além do Carmo e Mercado de São Miguel desenvolveram menus especiais, temáticos, com preços acessíveis, para oferecer aos visitantes.
O tema deste ano é “Os Sabores do Interior Direto na Capitá”. Haverá premiação para o bar ou restaurante com a decoração mais bonita. Participam 55 estabelecimentos.
Programação religiosa:
A celebração junina no Centro Histórico terá início com diversas solenidades religiosas. De 1º a 12 de junho, haverá a Reza da Trezena de Santo Antônio, na Paróquia de Santo Antônio, às 20h.
No dia 13 de junho, o templo realiza a Reza de Santo Antônio, às 16h, seguido da Procissão de Santo Antônio, com saída da igreja às 17h30. A Missa Campal de Santo Antônio será no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, encerrando a programação, às 18h30.
Programação festiva:
Do dia 9 a 13: Apresentações de trios pé de serra, das 17h30 às 20h e das 21h30 à 0h, no Coreto do Largo.
De 10 a 13: Quermesse do Santo Antônio, unindo a Feira da Sé do Instituto ACM e barracas da comunidade local.
De 11 a 13: Tradicional Tríduo de Santo Antônio do artista Rodrigo Guedes, que este ano tem como tema “Irmão Protetor Sois dos Brasileiros”. Haverá oratório montado na casa do artista, na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559.
Dia 12: Correio Elegante no Dia dos Namorados, com um noivo, uma noiva e um padre percorrendo as ruas do Santo Antônio, acompanhados de um trio pé de serra, distribuindo recadinhos e pãezinhos de Santo Antônio para ajudar solteiros a desencalhar e trazer fartura.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Salvador