A Polícia Federal (PF) e a Force-Coger-SSP/BA cumpriram, na tarde de quarta-feira (6), mandado de prisão preventiva em Feira de Santana em desfavor de um homem, de 43 anos, foragido desde 7 de dezembro de 2023, data em que foi deflagrada a Operação El Patron (VEJA AQUI).
A Operação El Patron foi conduzida pela Polícia Federal, Force- Coger-SSP/ BA, Gaeco e Receita Federal e desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Os suspeitos teriam envolvimento também com milicianos.
A Polícia Federal vinha tentando identificar o paradeiro deste investigado, o qual teve indeferidos pedidos de soltura no Tribunal de Justiça da Bahia e STJ, mas os policiais conseguiram localizá-lo na tarde de quarta, na Avenida Noide Cerqueira.
O investigado é assessor do líder da organização criminosa investigada na Operação El Patron, e estava afastado de suas funções desde a deflagração da operação.
Segundo a Polícia Federal, o detido seria um dos operadores financeiros da organização criminosa, ao passo que utilizaria métodos para proceder ao distanciamento dos valores advindos dos ilícitos penais perpetrados pela organização criminosa, recepcionando, em sua conta bancária, elevadas quantias transferidas pelos outros indiciados, praticando condutas tendentes a disfarçar a origem ilícita dos valores, cujo objetivo seria apresentar desconexão com as atividades criminosas.
A Polícia Federal ressalta que se trata de pessoa de grande confiança do suposto líder da organização criminosa, já que possui cargo de confiança em seu gabinete.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana/BA e com ele foi apreendido um aparelho celular em poder do investigado, o qual será submetido a perícia com a finalidade de constatar a ocorrência de crimes.
As informações são da assessoria de comunicação da Polícia Federal