Um morador do bairro Rua Nova, em Feira de Santana, acionou a Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (3) para informar sobre um veículo HB20 Sedan, de cor prata, que estava escondido em uma casa abandonada, na localidade conhecida como Barro Vermelho. Dentro do automóvel havia um artefato explosivo.
Uma guarnição da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) que fazia rondas pela região foi até o local averiguar o caso. Os policiais consultaram os dados do carro e identificaram que o veículo foi roubado em Salvador.
Os militares decidiram levá-lo para a Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos (DRFR), no Complexo Policial Investigador Bandeira, mas o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) pediu para que o automóvel parasse para seguir um protocolo de segurança. Havia um artefato explosivo no interior do carro e só a polícia especializada poderia realizar o desarmamento.
Imediatamente, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi acionado para realizar a operação. Segundo os prepostos, o artefato seria suficiente para detonar o veículo e residências próximas.
Durante a perícia no veículo, foram encontrados cartuchos de calibre 380. De acordo com a PM, o carro foi utilizado para a prática de alguns homicídios em Feira de Santana.