Balaio do Artesanato da Bahia reúne fé, empreendedorismo ancestral e música no 2 de fevereiro

Evento recebe a Feira dos Povos Tradicionais e os agitos da DJ Zazi e Banda Batukada Mix para saudar a Rainha do Mar

Fotos: Diogo Andrade/Artesanato da Bahia/SETRE

Integrando os festejos à Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, o Balaio do Artesanato da Bahia vai promover atividades gratuitas para quem busca aproveitar a data com devoção e diversão. O evento começa a partir das 08h no Parador Z1 BAR, no Rio Vermelho, e vai até às 17h.

As atividades serão iniciadas com um cortejo para a entrega de um balaio sustentável, feito artesanalmente pela Associação Beneficente Ilé Axé Oju Onirê, através de oficinas na SETRE/BA. No espaço físico, será montada uma feira para exposição e comercialização de produtos feitos por artesãs e artesãos de comunidades indígenas e quilombolas.

“Além de expressar a identidade do nosso povo, misturando cultura, técnica e criatividade, o artesanato é, também, uma importante fonte de renda. Com essa ação, buscamos promover práticas sustentáveis e ampliar as oportunidades para artesãos e artesãs”, afirmou o titular da Setre, Augusto Vasconcelos.

No local, os visitantes ainda poderão aproveitar uma boa música para embalar os festejos que congregam o sagrado e o profano. A abertura ficará por conta da DJ Zazi, das 08h às 12h, e a banda de samba Batukada Mix comanda o encerramento, entre às 13h e 17h.

“A participação do Artesanato da Bahia na Festa de Iemanjá, maior festa dedicada a um orixá na Bahia, é uma oportunidade única de valorizar nossas tradições, impulsionar a geração de renda para as comunidades indígenas e quilombolas participantes e reafirmar o papel do artesanato como patrimônio cultural e econômico da Bahia”, destaca Weslen Moreira, coordenador da Setre/CFA.

O Balaio do Artesanato da Bahia é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), a iniciativa integra os projetos Artesanato de Comunidades Tradicionais e Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda. O projeto conta com parceria das Organizações Sociais Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e Ojú Onirê.

Serviço
O quê: Balaio e Feira do Artesanato da Bahia na Festa de Iemanjá.
Quando: 2 de fevereiro (domingo), a partir das 8h
Onde: Parador Z1 BAR – Largo de Santana, Rio Vermelho, Salvador/BA
Entrada: Gratuita